6 de fevereiro de 2016

Já teve problemas em restaurantes ao viajar para outro país? Entenda o porquê...


Se você já viajou para os Estados Unidos ou Europa provavelmente passou por diversos restaurantes para fazer aquela boquinha, mas sem dúvida em algum momento se deparou com aquele garçom mal educado que te tratou com impaciência deixando você meio frustado, ficando com aquela percepção de que tudo é lindo mas que são sem educação e nós brasileiro é que sabemos atender! Na verdade é uma questão de percepção. 

Um dia conversando com minha esposa estávamos falando justamente deste assunto e lembrando de várias histórias de problemas em restaurantes. 

Quando estávamos em Paris, nossa primeira viagem juntos, caminhávamos pela Champs-Elysées encantados com todo o glamour de Paris e resolvemos almoçar por ali mesmo, apesar dos preços salgados, sentamos em um restaurante com uma vista maravilhosa, deixei o menu para que ela pudesse escolher, pois já havíamos sofrido um pouco em outros restaurantes, então ela analisando o cardápio encontrou um "Saumon" foi fácil identificar, aliviada exclamou: "Nossa salmão não tem como dar errado!".... pois deu errado... Como eu estava meio cansado nem olhei o cardápio, pedi a mesma coisa sem pestanejar, alguns minutos depois chega a nossa comida "Saumon a Froid" para quem entende de francês já sabe qual foi o B.O para os leigos, incluindo nós mesmos, significa salmão gelado, UMA DELICIA!!! 

Estávamos famintos depois de tanto andar, eu nem liguei, pus tudo para dentro, minha esposa não encarou, chamou a garçonete para explicar a confusão e pedir para esquentar o salmão, foi quando ouvimos o famoso: "ce n`est ne pas possible" ou seja, não posso fazer isso, em fim deu uma treta gigantesca, minha esposa ficou bolada e depois disso tudo, enfim a mulher foi esquentar o maletido "Saumon a Froid", em síntese o problema foi a comunicação que nesses casos fica mais intensificado por estar fora do país. 

Se você  parar para pensar temos muitas vezes os mesmos problemas aqui, como a bebida que vem errada, o prato que chega em quantidade muito inferior, a comida fria ou mal passada, cobranças incorretas, garçons sem educação, etc... a diferença é que conseguimos nos comunicar melhor e eventualmente nos defender na argumentação. 

Um comentário:

Unknown disse...

Pagar caro e comer mal é ruim em qualquer lugar do mundo. As diferenças culturais e linguísticas potencializam o problema.